quarta-feira, 5 de agosto de 2015

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Setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tem faturamento de R$ 101,7 bi em 2014


O Brasil segue como terceiro maior mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China, se distanciando cada vez mais do Japão, que ocupa a quarta posição. Com um faturamento na ordem de R$ 101,7 bilhões, o setor registrou crescimento nominal de 11% em 2014, se comparado aos R$ 91,9 bilhões, de 2013.
“Esse desempenho está associado a importantes fatores que impulsionam a indústria nacional, como o investimento em inovação e publicidade. Cerca de 30% do faturamento bianual de HPPC é proveniente de lançamentos e somos hoje o setor industrial que mais investe em comunicação, de acordo com informações do Ibope”, complementa João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Adicionalmente, a indústria promove oportunidades de trabalho para 4,8 milhões de pessoas, das quais 80% das vagas são ocupadas por mulheres.
Responsável por mais de 1,8% do PIB nacional, a indústria brasileira de HPPC segue representando 9,4% do consumo mundial e ocupa uma fatia de mais de 53% do mercado latino-americano. “Sem dúvida, o Brasil é a grande potência da América Latina. Entre os principais mercados destino das exportações brasileiras do setor estão Argentina, Chile, Venezuela, México e Colômbia, sendo que a categoria de produtos para cabelos é a mais exportada”, reforça o executivo.
Principais mercados
O segmento de perfumaria movimenta um mercado de mais de R$ 17,1 bilhões. Enquanto o mercado de desodorantes tem um faturamento de R$ 11,5 bilhões. Cada vez mais a população vem se conscientizando para os riscos da exposição ao sol, o que contribui para um mercado interno forte na categoria de proteção solar, que responde por R$ 4,1 bilhões. “Embora o Brasil já fosse líder em protetor solar, no ano passado ampliamos a nossa posição de liderança para toda a categoria de proteção solar. Além disso, os brasileiros são responsáveis pelo maior consumo nas categorias de desodorantes e perfumaria. Vale reforçar que a cada cinco desodorantes vendidos no mundo, um é consumido no Brasil”, elucida Basilio.
Entre as principais categorias em que o Brasil figura como 2º maior consumidor mundial estão produtos masculinos, infantis e para cabelos.
Nos últimos cinco anos, o segmento de produtos infantis obteve um crescimento médio composto de aproximadamente 14%, alçando faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2014. O Brasil é líder em consumo de produtos para cabelo infantil, representando 24% do consumo mundial.
No Brasil, a categoria de produtos masculinos representa quase 11% do consumo total de HPPC. As vendas dobraram de tamanho nos últimos cinco anos e registraram em 2014 um faturamento na ordem de R$ 11,1 bilhões. Isso é reflexo do crescimento da cultura masculina voltada para o cuidado com a saúde e o bem estar.
No mercado de cabelos o desempenho não foi diferente. Impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, que juntos representam 90% do segmento de cabelos, o País registrou um faturamento de R$ 21,2 bilhões, um crescimento de 11% frente a 2013.
Para a ABIHPEC, o desempenho do setor no último ano está intimamente associado ao fato de ser representativo em todas as faixas sociais, inclusive nas classes D e E. Além disso, há a importância dos produtos de HPPC na vida dos consumidores, principalmente como item fundamental para promoção de hábitos de saúde e bem estar, impactando também na qualidade de vida das pessoas.

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Fonte: Todos os dados apresentados são de preço final ao consumidor da Euromonitor referente ao ano de 2014.
Fonte: ABIHPEC

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