terça-feira, 15 de junho de 2010

O que é Perfume Contratipo?

O que é Perfume Contratipo?



O gosto por perfumes costuma ser uma unanimidade, afinal quem é que não gosta de ficar perfumado?


Existem perfumes para todos os gostos e bolsos e é aí que muitas vezes fica a dúvida na hora da escolha: e agora, devo escolher o que realmente gosto ou o que custa mais barato? É sempre recomendável que se pense no custo-benefício e pensando  nisso, algumas empresas lançaram os contratipos (ou similares). Este tipo de produto nada mais é do que uma espécie de clone do seu perfume importado preferido.

Sabemos que perfumes são o resultado de uma mistura de essências e substâncias aromáticas que, no caso dos importados, conta com uma combinação de mais de 7 mil existentes. No caso dos contratipos o processo ocorre de forma inversa, ou seja, a partir de um perfume original, os perfumistas identificam quais foram as substâncias utilizadas para a criação deste e então trabalham em uma composição o mais próxima possível.  Por isso, alguns contratipos já conhecidos como por exemplo os da Fator5 e Contém 1g, que trazem as fragrâncias em embalagens mais modestas e com o nome em formato de número, onde cada um é equivalente à fragrância original, possuem produtos muito similares aos originais importados. A grande diferença entre eles está na concentração da essência, que é o que determina o tempo de permanência do odor na pele.

Perfumes importados são compostos em média por 15 a 20% de essência, enquanto que os similares apresentam de 5 a 7%.  E assim como roupas e acessórios, os perfumes também seguem tendências internacionais. Os perfumes mais vendidos atualmente são: Flower by Kenzo, 212 Sexy (Carolina Herrera), CK One (Calvin Klein), Polo (Rauph Lauren), Ferrari entre outros.

Agora que você já sabe um pouco sobre as diferenças entre original e “clone”, é só escolher a sua fragrância favorita e sair por aí exalando um perfume que tenha tudo a ver com sua personalidade, afinal, um perfume marcante é capaz de tornar alguns momentos inesquecíveis.

Propriedade
Segundo o advogado especializado em propriedade intelectual Eduardo Tibau, sócio do Felsberg e Associados, vender perfumes inspirados em fragrâncias não é ilegal, desde que a empresa não use como propaganda o nome (a marca) do perfume no qual se inspirou. "As empresas não podem dizer que o perfume é tipo Chanel ou usar a marca em impressos", diz o advogado. "Mas se ela não citar a marca, não tem problema." Segundo Tibau, funciona como os fabricantes de similares de remédio, que lêem a bula e fazem um medicamento com os mesmos ingredientes. "Como a fórmula do perfume é secreta, eles tentam fazer uma fragrância parecida, mas não podem usar a marca."

Perfumista tenta desvendar fórmulas secretas
Para fazer um perfume inspirado em fragrâncias famosas, o perfumista usa seus dons e aparelhos como o cromatógrafo e o espectrofotômetro. Com ajuda desses equipamentos, o perfumista consegue determinar a maioria das matérias-primas que fazem parte de um determinado perfume. Cada perfume pode ter entre 150 a 200 matérias-primas, naturais ou sintéticas. São substâncias como rosa, cravo, jasmim, lírio, frutas, madeiras e musgos.  "Quanto mais naturais os ingredientes, mais caros", explica o químico Warley Dionísio, responsável técnico pela multinacional de fragrâncias Belmay. Versões de perfumes mais baratos usam mais ingredientes sintéticos.  Os perfumes são compostos por notas de saída, nota de corpo e nota de fundo. A nota de saída é a primeira impressão que temos ao cheirar um perfume - é o odor dos elementos mais voláteis da fragrância, normalmente bergamota, limão, laranja ou lavanda. Dura cerca de 30 minutos e responde por 15% a 20% da composição do perfume. A nota de corpo é a porção intermediária, a personalidade da fragrância. Esse odor dura horas e suas matérias-primas respondem por 50% a 60% da composição do perfume. A nota de fundo é o residual, o cheiro que fica após um tempo prolongado de evaporação do perfume, são os chamados fixadores.  Para fazer um perfume, o químico junta as essências a álcool e água destilada - e alguns outros elementos, em quantidades menores. As essências podem ser de origem vegetal, como flores, eucalipto ou madeiras como sândalo. Podem também ser de origem animal, como o âmbar (que vem do cachalote) e o almíscar (extraído dos veados), ou seus substitutos sintéticos, mais ecológicos.  As concentrações variam. Por exemplo, o extrato ou parfum tem 15% a 30% de concentração de essência e dura de 12 a 20 horas na pele. É o mais caro. O eau de parfum tem de 8% a 15% e dura de 6 a 8 horas, o eau de toilette tem entre 4% e 8% e dura de 4h a 6h e a água de colônia tem entre 3% e 5% e fica pouco tempo na pele.


Um comentário:

  1. Amo perfumes, gostei tanto de perfumes contratipos que acabei ganhando um emprego na Verdany Perfumes uma excelente empresa.

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